
Segundo estudo realizado pelo grupo Zogby e pelo centro de estudos Diálogo Interamericano, apenas 10% dos entrevistados americanos conheciam Luiz Inácio Lula da Silva.
Para se ter uma idéia, o presidente mexicano, Felie Palderón, alcançou a margem de 20%.
"O presidente George W. Bush disse em muitas ocasiões que o México é um dos aliados mais importantes do país e no entanto só um de cada cinco americanos conhece o nome de seu governante. É horrível", disse à agência Efe o presidente do Diálogo Interamericano, Peter Hakim.
Apesar da falta de conhecimento sobre os países vizinhos, em entrevista, os americanos apontaram o Brasil como segundo maior aliado dos E.U.A.. Em primeiro lugar foi destacado México e em terceiro Costa Rica.
Quando perguntados sobre os piores inimigos dos Estados Unidos na América Latina, Cuba ficou em primeiro lugar, seguido de Venezuela. Colômbia ocupa o terceiro colocado.
"A percepção dos americanos sobre a Colômbia está absolutamente equivocada. O país é o que mais recebe ajuda externa dos EUA no mundo, depois das nações do Oriente Médio e do Afeganistão", disse Hakim, surpreendido.
Dos adultos ouvidos, 58% disseram que os EUA deveriam começar a negociar com o Governo de Cuba para melhorar as relações entre os dois países, e 56% defenderam o fim do embargo econômico sobre o regime cubano.
Em relação à América Latina, 29% consideraram "adequada" a gestão do Governo americano, mas 60% foram contrários.
O presidente do Diálogo Interamericano considerou que um dos possíveis motivos do profundo desconhecimento é o fato de que os meios de comunicação tendem a se concentrar em Cuba e Venezuela. "Sabíamos mais da doença de Fidel Castro do que das eleições no México e dos acontecimentos na América Latina", comparou.
O estudo foi feito através da internet, ouvindo 7.362 adultos dos Estados Unidos entre 27 e 30 de julho de 2007. A margem de erro é de mais ou menos 1,2 ponto percentual.
Marcadores: Curiosidades
Por Tampa às [12:36] |
| 
Gostou? Então indique!