As logomarcas, logotipos e símbolos fazem parte de um conceito conhecido como Identidade Visual. Tudo isso é usado para que marcas, seja do que forem, tenham um reconhecimento na mídia e por todos em geral.
Dizem que esta identidade visual é muito útil para se reconhecer o produto. Segundo especialistas e cientistas, não é preciso LER o que está escrito para reconhecer a marca, basta apenas, VER a tal identidade visual. Crianças ainda não-alfabetizadas associam rapidamente quando vêem as marcas, por exemplo, o M do Mc' Donalds ou o vermelho da Coca-Cola.
Eu sempre achei isso meio baboseira, mas mesmo assim sempre soube que tinha algum nexo. Agora tenho total certeza. Vi este vídeo no S&H (por Duquian), onde foram compilados 5.000 logos em apenas 333 segundos, muito rápido MESMO. Mas mesmo com a velocidade absurda, é extremamente impressionante como nosso cérebro associa a imagem com a marca em si.
Por exemplo, Google (que aparece diversas vezes), Blogger, Badongo, Ebay, Yahoo e outras. De cara parece algo sem o menor sentido, mas fiquei realmente impressionado de como nossa mente é capaz de fazer tal associação em tal velocidade. Não conseguimos nem pronunciar a primeira sílaba da marca, mas sabemos.. "ahh..essa..".
Bom.. achou que apenas estou embaralhando sua mente .. assista ao vídeo e veja se é capaz de associar as marcas na velocidade "da luz".