Website Ribbon ::: TampaBlog! ::: [v.2]
Quem procura acha..
 
Passou..
Assine o RSS do TampaBlog

Digite seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner


Curiosidades
Noticias
Vídeos
Downloads
Games
Dicas
Tecnologia
Tirinhas
Imagens
Campanhas/Memes
Click Cinema
Entrevistas
arucUOL<




Adcione o TampaBlog banner!



Top 20 Sedentário e Hiperativo
Jacaré Banguela
Bobagento
Ah Tri Né


Gulp
Controle Remoto
Blog do Noel
Empresas JVS
Teobaldo HP
DownBr




addtomyyahoo4Subscribe in NewsGator Online
Add to My AOL Subscribe in Rojo
Subscribe with BloglinesAdd to netvibes
Add to Google



Visitantes OnLines








IsFree.TV

[sábado, 14 de julho de 2007]

Da criação à morte de um blog


O blogueiro norte-americano Kent Newsome fez uma análise bem interessante sobre a vida de um blog, desde o seu nascimento até o seu fim. Ele a dividiu em 5 fases. Vê se você não se identifica com algumas delas:

1. Excitação É quando você escolhe o sistema de publicação, monta o layout, escreve os primeiros posts, que não geram, no final das contas, muita repercussão ou comentários. A não ser que você já tenha um nome conhecido. "Caramba, vou derrubar a grande mídia", você pensa.

2. Expectativa Já montou o blog, agora começa a fase de formar leitores e conseguir tráfego. Nessa fase, você se empolga por ter 100 visitantes por dia. Ou por alguém linkar para você. Começa a conferir o contador de visitas várias vezes ao dia para ver se alguém entrou em seu blog.

3. Frustração Nesta fase, você começa a se tocar que as coisas não são fáceis. Demanda tempo. Ninguém comenta os seus posts. Nem seus amigos lêem seu blog. Você escreve a mesma coisa que um blogueiro famoso e até melhor, mas quem tem tráfego e comentários é ele.

4. Alienação A blogosfera parece mais uma panelinha de amigos e cheia de regras. Você começa a escrever posts contra a injustiça da blogosfera e a falar mal de blogs. Começa a perder gosto.

5. Abandono A fase final, o simples abandono. Ou apertar a tecla "deletar este blog", em seu sistema de blogs. É o fim.

Mas calma! Ter um blog não é apenas esse marasmo. Existem cases de sucesso na blogosfera. Segundo Jeremiah Owyang, estrategista de web, existe um outro caminho:


Da fase de expectativa, você vai para a frustração ou, se tiver muitas visitas e repercussão, cai em outras fases:

3. Foco É quando você começa a encontrar o foco de seu blog. "Hum, isto aqui dá mais repercussão, as pessoas comentam mais isso etc". Você começa a conhecer e a fazer amizades com o seu público e a ser reconhecido pelo que escreve.

4. Paixão Essa fase começa a se manifestar quando você começa a postar várias vezes ao dia. Nada o derruba, você passa por cima das críticas e dos problemas.

5. Realização Sua paixão pelo que faz começa a apresentar resultados, como escrever e ter idéias que ninguém ainda teve. Passa a ser convidado para cobrir eventos, dar palestras sobre os assuntos que comenta no blog. E a receber pelo blog.

Mas vendo a seqüência de fases, a relação de um blogueiro com o seu blog lembra mais um casamento ou um namoro - às vezes, paixão, expectativa, realização, mas frustrações...

E é lógico - essas análises levam em conta um tipo de uso da ferramenta de blog. Para quem escreve apenas para si mesmo, ou de forma fechada somente para a família, ou tem um blog apenas para formar novos amigos, a dinâmica é um pouco diferente.

Matéria original e completa Tiago Dória Weblog
Obs.: Me encontro na fase 2, ajudem-me a passar à fase 3!

Marcadores:



Por Tampa às [20:29]  |   |





::: TampaBlog! :::
Solte o Verbo! Comunidade TampaBlog! Blogs que leio Assine o RSS