Website Ribbon ::: TampaBlog! ::: [v.2]
Quem procura acha..
 
Passou..
Assine o RSS do TampaBlog

Digite seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner


Curiosidades
Noticias
Vídeos
Downloads
Games
Dicas
Tecnologia
Tirinhas
Imagens
Campanhas/Memes
Click Cinema
Entrevistas
arucUOL<




Adcione o TampaBlog banner!



Top 20 Sedentário e Hiperativo
Jacaré Banguela
Bobagento
Ah Tri Né


Gulp
Controle Remoto
Blog do Noel
Empresas JVS
Teobaldo HP
DownBr




addtomyyahoo4Subscribe in NewsGator Online
Add to My AOL Subscribe in Rojo
Subscribe with BloglinesAdd to netvibes
Add to Google



Visitantes OnLines








IsFree.TV

[quinta-feira, 24 de janeiro de 2008]

Counter-Strike e Everquest proíbidos no Brasil


Desde a última quinta-feira (17), "EverQuest" e "Counter-Strike" começaram a ser apreendidos em Goiás pelo Procon - a decisão, contudo, se estende por todo território nacional -, por serem "considerados impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor". A decisão foi proferida pelo Juízo da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais e publicada no site oficial do Procon/GO.

Em aparente alusão ao mapa cs_rio, ambientado em uma favela brasileira, "Counter-Strike" é descrito como um jogo em que "traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros". O texto ainda afirma, sem citar nomes ou pesquisas, que "na visão de especialistas o jogo ensina técnicas de guerra".

Quanto à "EverQuest", de acordo com o texto o RPG online "leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos 'pesados'; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más".

Para o Procon/GO, "os jogos violentos ou que tragam a tônica da violência são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais".

No site, o Procon/GO diz ainda que qualquer consumidor goiano que se deparar com a comercialização ou distribuição de "Counter-Strike" ou "EverQuest" pode acionar o órgão, visando a apreensão dos produtos.

No Brasil, todos os jogos comercializados oficialmente são classificados por faixa etária pelo Ministério da Justiça. "Counter-Strike" é vendido para maiores de 18 anos, enquanto "EverQuest" não possui distribuição oficial no país. No passado, quando ainda não havia a política de classificação, já foram banidos do país jogos como "Carmageddon", "Postal" e "Grand Theft Auto".

Fonte: UOL Games

Opinião pessoal:

Para começar, gostaria de destacar os trechos em negrito.

Engraçado, mas este juiz só pode estar louco. No mapa cs_rio, por exemplo, não existe nenhum "filme" de introdução ou imagens que possam levar a conclusão de que "traficantes sequestram agentes da ONU e quando policiais chegam para resgatá-los, são recebidos a balas".

Okay, existem TERRORISTAS e Contra-Terroristas, porém, o objetivo do jogo é matar o inimigo para vencer. Em qualquer outro mapa, o objetivo é o mesmo. Os tais reféns nada mais são do que os cientistas do jogo Half-Life.

Tudo bem, até concordo que deve haver uma faixa etária para os jogos, porém, a visão deste juiz é bem equivocada. Segundo o doutor, se você é terrorista, no jogo, você pode vir a ficar violento e se tornar um bandido na vida real. Mas, e se você for um policial, que deve lutar contra os terroristas para salvar os refens ou então, desarmar bombas? Seu papel é ruim?

Não sei se este juiz e sua corja repararam, mas os games, em sua ENORME maioria tem objetivos parecidos aos de Counter-Strike e Everquest. Matar!

Mesmo por que, no caso do Counter-Strike, não adianta proibir a venda, pois por apenas 15 dolares (em média) você compra on-line uma conta "Steam", que já vem com o Counter-Strike agregado a ela.

Bom, mas o cara é juiz né? Então, já que é para levar para tal lado, que este doutorzinho leia a minha lista abaixo. Todos os itens abaixo listados deveriam, pela visão do próprio juiz, ser proibida em território nacional:

- Filme tropa de elite e seu futuro seriado na Globo;
- Programa do Datena e afins;
- Aqueles joguinhos de shopping, no qual deve-se martelar os sapos;
- Paintball e/ou LaserShot;
- Espingarda de rolha (aquela brincadeira de feirinha, no qual deve-se derrubar latas);
- entre outros.

Eu, particularmente, não vejo nada de mais nas coisas citadas acima, porém, segundo a visão do juiz, todas essas podem vir a desenvolver o mesmo sintoma dos jogos violentos.

Do que adianta proibir certos games, se diariamente são despejados em cima de nós, imagens de violências em geral, todas transmitidas pela Televisão e sem nenhum horário previsto?

Do que adianta proibir os games, se bandidos estão a solta tornando a violencia real para quem joga ou não o jogo?

Do que adianta proibir os games, se a música mais tocada dos últimos meses é um funk que diz matar policiais com armas de exército?

Do que adianta proibir os games, se favelas crescem cada vez mais no país e fazem com que crianças que NEM TEM ACESSO A COMPUTADORES, tornem seus heróis traficantes locais?

Sinceramente.. não tenho muito o que dizer para este juiz.. só espero que ele veja a imagem abaixo:


Marcadores:



Por Tampa às [20:00]  |   |





::: TampaBlog! :::
Solte o Verbo! Comunidade TampaBlog! Blogs que leio Assine o RSS