Website Ribbon ::: TampaBlog! ::: [v.2]
Quem procura acha..
 
Passou..
Assine o RSS do TampaBlog

Digite seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner


Curiosidades
Noticias
Vídeos
Downloads
Games
Dicas
Tecnologia
Tirinhas
Imagens
Campanhas/Memes
Click Cinema
Entrevistas
arucUOL<




Adcione o TampaBlog banner!



Top 20 Sedentário e Hiperativo
Jacaré Banguela
Bobagento
Ah Tri Né


Gulp
Controle Remoto
Blog do Noel
Empresas JVS
Teobaldo HP
DownBr




addtomyyahoo4Subscribe in NewsGator Online
Add to My AOL Subscribe in Rojo
Subscribe with BloglinesAdd to netvibes
Add to Google



Visitantes OnLines








IsFree.TV

[sexta-feira, 7 de setembro de 2007]

Segurança na Internet

Muito tem se falado sobre Segurança na Internet. “Especialistas” (não sei do que) afirmam que a web pode ser um ambiente incrívelmente perigoso e inseguro. Mas a realidade é que qualquer pessoa sã sabe que a internet é apenas insegura para aqueles que são enganados pelo golpe do telefone (tipo, atualização cadastral, onde o trouxa passa todos os dados para um bandido).

A Segurança na Internet é tão eficaz quanto a da vida real, ou seja, praticamente não funciona. Por tanto, é necessário que haja muita cautela na hora de navegar. Você deixaria sua carteira aberta em cima da mesa de um restaurante de rua? Ou, você daria a senha para um estranho que diz ser um funcionário do banco? Pois então são apenas estes cuidados necessários para se proteger dos “hackers” (ladrões nerds).

Ai vão algumas dicas incrívelmente BABACAS que lhes passo..

- Use o LOGOUT e/ou SAIR (não é apenas enfeite):
Todo site que usa o sistema de contas (login e senha) tem um botão ou link chamado Logout ou Sair. Antes de clicar no “xizinho” do navegador, clique no tal link para que sua conta sejá desconectada. Principalmente se estiver usando um computador público ou de terceiros.

- Salvar Minhas Informações neste Computador (Nãooooooo)
Isso é obvio que NÃO deve ser marcado. Marcar esta opção é a mesma coisa que anotar a senha do cartão de crédito na parte de traz do cartão. Qualquer um que acesse o PC depois de você terá acesso ilimitado à sua conta, seja ela, do que for.

- Senha 123456 ???
Nunca crie senhas que possam ser descobertas por um chimpanzé demente de 5 meses. Data de aniversário (nascimento), seu próprio nome ou de filhos/esposa/marido ou coisa similar nunca deve ser usada. Intercale em uma mesma senha, letras e números, e que de preferencia não tenham algum nexo ou sentido certo. Mude a senha periodicamente e na tal da PERGUNTA SECRETA, procure escolher a que a resposta seja a menos provável e opte por colocar uma resposta errada.
Ex: Local de nascimento da mãe: pipoca

- Você recebeu um cartão de Jurinbaldo....
Não reconhece o nome, muito menos o e-mail ? Não abra, simples.
Acredite, e-mails de banco, serviços, cartões virtuais ou coisas do tipo não mandam downloads ou links. Duvide sempre... caso fique em dúvida sobre a origem de algum arquivo, procure entrar no site oficial do serviço e informe-se sobre o e-mail, que, geralmente é um arquivo para roubar suas senhas.
Em último caso, não execute nada baixado!

- Mensagens Ninjas
Nem Chuck Norris consegue escrever um texto de 20 linhas, divididos em três partes, e enviá-los por MSN em menos de 3 segundos. Caso receba um texto do tipo, com links e palavras estranhas e/ou em outra lingua. Não clique, e de preferencia avise ao seu amigo otário.

- Informações..
Não forneca informações pessoais, tais como nome completo, telefone, R.G./C.P.F , ou coisas do gênero, a estranhos ou sites duvidosos. Tudo digitado na web funciona como em filme policias americanos, “Tudo poderá ser usado contra você.”

- Cadastrando-se
Muita cautela na hora de efetuar cadastros em sites que não conheça. Em sites com serviços “terceirizados” como o PowerScrap, por exemplo, onde usam a senha e login de um outro site, primeiramente efetue o login com senha e usuario errados. Se logar, é por que o site é hacker.
Caso seja curioso e queira MESMO usar o serviço, acesse, e após troque a senha.

- Antí-Vírus
Acredite, ele tem utilidade sim.
Use-o periodicamente, quem sabe, uma vez por semana. Pode ter certeza que ele pode te livrar de poucas e boas. Muitos arquivos vírus servem simplesmente para roubar senhas bancárias ou quaisquer tipos de dados.

Finalizando..
Para proteger-se da web, não precisa acessar os sites de capacete e joelheira. A segurança não é nenhum bicho de sete cabeças e não exige nem um tipo de curso ou estudo aprofundado. São cuidados tão simples que as vezes, são deixados de lado, mas cuidados esses que se não usados poderão te encrencar de verdade.
Por que eu criei este post? Não.. sinceramente eu não acho que você é um interANTA, mas é que cansei (de verdade) de ouvir dizer que a web é um ambiente seguro. Claro, tem certas coisas muito dificeis de escapar, mas a maioria das coisas, se não consegue proteger-se delas, com certeza não conseguirá proteger-se de golpes na vida REAL.

Marcadores:



Por Tampa às [01:21]  |   |





::: TampaBlog! :::
Solte o Verbo! Comunidade TampaBlog! Blogs que leio Assine o RSS